História do Senhor do Encino (Português)

Senhor do Encino

Ocotes de Moya, Jalisco

(Yahualica de González Gallo)

 

Yahualica de González de Gallo é um povo na região sui dos Altos do estado de Jalisco, onde a imagem de Señor del Encino é venerada.

O Senhor do Encino é uma imagem de Jesus Cristo crucificado que foi descoberto pelo decoberto por um camponês original duma fazenda chamada Ocotes de Moya, pertença à cidade de Yahualica. Diz a lenda que o camponês foi um alcoólatra, abusou da sua esposa com recorrência e todos os domingos ele costumava ir para cidade de Yahualica para embriagar-se, alugado a banda de música e andava pelas principais ruas da cidade gritando com entusiasmo: "Vivo a mãe de Deus! Depois de desperdiçar seu dinheiro, ele retornou a Ocotes em seu cavalo. Necessariamente por suo caminho passou por baixo dum encino corpulento, ao passar, sempre um dos ramos jogava o chapéu no chão; depois de várias vezes deste evento, um dia irritado e zangado trouxe um machado e cortou o ramo chato. Quando a machada o ramo, o sangue jorrou dele, porque ele curto ao braço dum crucifixo delineado no rama. Assustado, o homem foi com o Sr. Cura de Yahualica que foi ao lugar e viu que a árvore de encino era a imagem do Santo Cristo. O sacerdote chamo um escultor que tiro a imagem perfeita de nosso Senhor Jesus crucificado. Adiciona a lenda que só perdeu um dedo que foi o ramo cortado por o camponês, a partir desse momento até hoje tentei colocar o dedo, mas sempre cai e nunca quis colar.

Este evento foi transmitido de geração em geração (tradição oral).

No lugar onde estava a árvore do encino, há uma cruz sobre umas pedras na qual se encontra esta descrição: "Esta cruz comemora o lugar da descoberta do Senhor do Encino. No meio dessas duas pedras estava o encino onde a imagem foi delineada no ano de 1747".

De 1747 a 1831, a imagem só foi conhecida nas cercanias de Yahualica. Estes dados foram tomados pelas descrições escritas de personagens como Benito Torres e Vicente Gómez R.

A devoção e fama pelos fervores recebidos que o Sr. do Encino fez àqueles que com fé pediram-lhe, fez que o padre José María Casillas fornecido a imagem a um escultor para dar-lhe pasta e cor e foi então, quando foi aprovado publicamente o culto da imagem.

O 22 de novembro de 1882, o padre José María Rojas enfeitó o Senhor do Encino colocando os raios que circulam a cruz.

A PRIMEIRA VISTA DO SENHOR DO ENCINO AO YAHUALICA JALISCO

Foi no ano de 1833, quando o padre Cesáreo Villegas ordenou trazer a imagem do Ocotes de Moya em procissão (caminhada) da pequeno rancho para o povo de Yahualica, a distância entre os dois lugares é de aproximadamente 19 km. Foi porque uma peste: cólera morbus atacou o povo e esta enfermedade já havia ceifado várias vidas. As pessoas da época, com fé feita de fervorosas orações e, com aquela procissão do Senhor do Encino pelas principais ruas do povo, a epidemia cessou. Isso aconteceu o 27 de setembro de 1833, e daquele ano até hoje, cada ano a imagem faz essa viajem. No povo de Yahualica, há festas patronais são realizadas em homenagem a esta imagem de nosso Senhor Jesus Cristo e outras imagens religiosas que também são veneradas no povo.

De 1833 a 1973 a imagem original foi la que levó para o povo de Yahualica, até que em 1973 foi esculpida a imagem peregrina, e é o que faz a sua solene entrada cada 27 de setembro e é devolvida ao seu Santuário de Ocote de Moya a Quinta-feira antes da quarta-feira de cinzas, esta tradição persiste até hoje.

A imagem original está em seu santuário de Ocotes de Moya.

No início, a imagem era de uma nova pequena capela, mas a 19 de fevereiro de 1866 se começou a fazer os alicerces de uma nova capela formal, e em 04 de fevereiro de 1868 foi sua bênção. Foi até 1956, quando o padre José González queria construir-lhe um grande santuário e solicitou as licenças necessárias para o Arcebispo Dom José Garibi Rivera que encomendou ao engenheiro José Luis Amezcua o projeto e, em 09 de fevereiro de 1961 foi a bênção e a colocação dela primeira pedra. Com doações de devotos conseguiu-se construir o santuário que até a data existe no Ocotes de Moya.

De 1954 existe a tradição que o primeiro domingo de setembro os peregrinos são recebidos na cidade de Guadalajara, Jalisco que vão a visitar a imagem, esta peregrinação foi iniciada pelo Sr. Donanciano Gómez Ruvalcaba (Chano) e José Gerardo Velazco recebido.

A imagem do Senhor do Encino, já é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por vários milagres que ele fez para aqueles com fé em seu auxílio.

Dados retirados da história do Señor do Encino publicada pelo padre Juan Francisco Navarro Gutiérrez em 1988.

Traducido por: Beatriz Adriana Tuxpan Ruedas. Ciudad de México. Octubre 2018. Universidad Pontificia de México.